O crítico musical Daniel Duschholz descreve da seguinte forma a voz do cantor americano Tom Waits:
“É como se ela fosse embebida em um barril de bourbon, deixada num defumadouro durante alguns meses e depois arrastada por um carro.”
Waits é conhecido pela sua voz que mais parece um uivo de um lobo velho, pelo seu jeito obscuro como se tivesse nascido em um circo de bizarrices e pelas atuações estranhas em filmes.
Contudo, meu amigo Daniel me mostrou uma compilação que é fantástica e tão chocante como a primeira vez que se ouve os grunhidos atuais do artista: sua obra antes do seu disco de estréia, Closing Time (1973).
Dividida em duas partes, The Early Years foi lançado em entre 1991 e 1993 e consiste em gravações feitas em 1971. Nelas, podemos ouvir um cantor muito mais domado, calmo, mas não menos intenso e convincente. Com uma roupagem mais intimista, muitas vezes apenas ele cantando e alternando entre o piano e o violão, é possível confirmar as qualidades técnicas de Tom Waits. Fica claro que por tras da sua voz rouca e sombria, existe, ou existiu, um rapaz que cantava bem e de forma mais “doce”.
As letras também refletem um Tom Waits mais comportado. Existem algumas letras bem-humoradas, como “I’m your late night evening prostitute” e “Had me a girl”, mas está longe de ter aquela abordagem de “Rain Dogs”, vejam:
Rain Dogs
Ol’ 55
[…] figura de Tom Waits chama a atenção em vários aspectos. A começar por sua voz, que já fora polida e aveludada, mas que se desgastou, ou se fortaleceu, com o passar dos […]